Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aeroporto de Araguaína vai ampliar terminal de passageiros

Noticias Relacionadas

2-aeroporto-de-araguainaUma antiga reivindicação da população de Araguaína será atendida pelo governo do Estado. Nesta sexta-feira, 21, será assinado convênio de repasse de recursos com o objetivo de implementar o projeto de reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Araguaína. Os recursos, no valor R$ 1.007.676,38, têm como fonte de origem o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado. O convênio será assinado pelo governador Marcelo Miranda, pelo secretário de Indústria e Comércio Eudoro Pedroza e pelo prefeito Félix Valuar de Souza Barros, no auditório do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, às 10h40.

Como subsídio à reivindicação da prefeitura e dos empresários do município, a Universidade Católica Dom Orione realizou, em maio deste ano, uma pesquisa (por amostragem de 319 questionários), que teve como foco o levantamento de informações junto às camadas populacionais significativas de Araguaína e região, delimitando o potencial para a expansão do fluxo aéreo entre o município e Brasília. O estudo envolveu o Núcleo de Pesquisa e Extensão, a Coordenação do curso de Administração, docentes do quadro funcional da Faculdade, acadêmicas dos cursos de Administração e Direito.

Recentemente, as empresas Oceanair (2007-2008) e BRA (2007) operaram em voos regulares (segunda a sexta-feira), na conexão Araguaína/Brasília. Já a empresa Total/Trip Linhas (200/2009) é a única que opera atualmente com um voo regular de segunda a sexta-feira. A amostra indica que a frequência ideal para voos entre Araguaína e Brasília deve ser de, no mínimo, três vezes por semana (48% das opiniões), já a opção voo diário teve índice de 42%. Os destinos com maior demanda, além de Brasília (DF), são Goiânia/GO, 33%; Palmas/TO, 33% e São Paulo/SP, com 12%. Outros 22 municípios foram citados.

Conforme justificativa do estudo, o projeto de reforma, ampliação e modernização do aeroporto vai impulsionar o município de Araguaína como polo regional de saúde, indústria, comércio e educação; valorizar as atividades técnicas e científicas envolvendo as camadas populacionais do município e adjacências, contribuindo para o crescimento do Estado e do Norte do Brasil; oportunizar o crescimento da região com o advento da Ferrovia Norte-Sul; garantir políticas de atrativos visando ao monitoramento do escoamento da produção e potencializar o turismo regional e os negócios.

Dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins indicam que o município possui registradas mais de 5.600 empresas. A Associação Comercial e Industrial de Araguaína representa mais de 600 empresas associadas de vários segmentos da sociedade organizada. O município, considerado como a ´Capital do Boi Gordo´ no Estado, destaca-se na produção agrícola e pecuária e a falta de voos regulares e acessíveis dificultam os negócios.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Araguaína argumenta que a previsão de investimentos na infraestrutura e revitalização do Distrito Agroindustrial do município cria expectativa para o desenvolvimento de um sistema de logística integrada com sistema multimodal, condição já existente na cidade, em se tratando da utilização da Ferrovia Norte-Sul e do aeroporto local. Dessa forma, além de maior competitividade às empresas já instaladas, a ampliação do aeroporto contribuirá para atrair novos investimentos para a região. (Luiza Renovato)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias