Grandes eventos de porte internacional como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016 irão fomentar o turismo interno de brasileiros e dinamizar o fluxo de visitantes de outros países ao Brasil. Diante desse quadro, o Tocantins se prepara para a consolidação de seus destinos turísticos no cenário nacional. Ao mesmo tempo, busca assegurar, com o maior fluxo de pessoas, a preservação de seus maiores atrativos, relacionados ao ecoturismo e ao turismo de aventura. O Jalapão foi o ponto inicial para esse trabalho de ordenamento turístico, promovido pela Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins.
De acordo com o presidente da Adtur, Lúcio Flavo Adorno, o ordenamento partiu da avaliação de comportamento dos visitantes do Jalapão, a partir de setembro de 2011, quando começou a ser identificado o perfil dos visitantes. Essa ação integra as políticas públicas de Governo previstas no PPA – Plano Plurianual 2012-2015. “Estamos trabalhando para demonstrar aos visitantes, que o Tocantins está trabalhando no sentido de valorizar os locais com potencial natural para o turismo”, afirmou Adorno.
A agência possui em seu orçamento R$ 2,5 milhões para estabelecer novos critérios de trabalho relativo ao trade turístico do Tocantins.
No Jalapão, a primeira etapa consiste na adequação de dois locais, que são a Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo, onde técnicos estão revitalizando trilhas, com limpeza e nova sinalização turística. Também estão em vigor normas de comportamento, como a destinação adequada do lixo, a restrição a acampamentos – que prejudicam a manutenção da fauna e da flora – e a proibição do uso de som automotivo em algumas áreas.
Ainda quanto ao Jalapão, durante o carnaval de 2012 foi realizado um projeto piloto, com guias acompanhando os grupos de visitantes, mediante pré-agendamento, visando evitar o excesso de pessoas nos atrativos e acompanhar o cumprimento das normas de visitação.
Vôos
Lucio Flavo ressaltou que, considerando que os brasileiros estão ampliando o uso do avião como transporte, manteve contato recente com o superintendente da Infraero no Estado, que anunciou ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Palmas.
O centro de atendimento ao turista do aeroporto também deve passar por uma readequação, ganhando novo visual que apresente com maior fidelidade o potencial de turismo ecológico e de aventura do Estado.
Qualificação
Em breve serão anunciadas pela Adtur parcerias com instituições, como o sistema S (Sebrae, Sesc, Senac), e com a secretaria da Educação, visando qualificar guias e os operadores do sistema turístico para aprimorar o processo de atendimento ao turista.




