Integrantes de grupos de bumba-meu-boi e do Terreiro de Iemanjá que desfilarão na Marquês de Sapucaí, pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que homenageará São Luís pelos seus 400 anos de fundação, participaram, na tarde-noite de sábado (4), do segundo e último ensaio técnico com a presença da diretoria da agremiação carioca.
O ensaio aconteceu próximo ao Circo Cultural Nelson Britto, no Centro Histórico, com a presença da secretária-adjunta de Estado de Comunicação, Carla Georgina, e foi comandado pelo diretor-geral da Beija-Flor, Luís Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, e pelo diretor de Harmonia da escola, Valber Frutuoso.
Durante o ensaio, Laíla fez algumas alterações na coreografia, deu dicas importantes para os integrantes dos grupos folclóricos e pediu que eles fizessem uma apresentação sem acompanhamento musical.
Segundo informou Laíla, este foi o último ensaio técnico com a presença dele no Maranhão, haja vista a iminência do Carnaval. “O próximo ensaio será comandado pelos próprios integrantes dos grupos folclóricos e nós estaremos no Rio de Janeiro no aguardo da comitiva de São Luís para o grande desfile. Todos já foram orientados quanto ao horário da concentração da Beija-Flor na avenida e todos os detalhes já foram acertados”, disse Laíla.
O entusiasmo dos maranhenses é grande e a expectativa aumenta à medida que o “grande dia” se aproxima. “Nunca desfilei em escola de samba nem mesmo na minha terra, razão pela qual tudo para mim é novo e fica ainda mais interessante por eu ter a oportunidade de desfilar homenageando a minha cidade e ao mesmo tempo o grupo folclórico do qual participo”, disse RênyaTajra, índia do Boi de Nina Rodrigues.
Além do samba no pé, os bailarinos dos bois de Morros, Barrica, Maracanã, Santa Fé, Axixá, Maioba e Nina Rodrigues que representarão o folclore maranhense, na composição de alas da Beija-Flor, precisam estar também com a letra do samba na ponta da língua. Mas isso já não é mais problema para a maioria.
De acordo com Clarissa Lobato, diretora-geral do Boi de Morros, o grupo está afinado e ensaiando com dedicação, haja vista a responsabilidade por ter o privilégio de passar no sambódromo sobre o último carro-alegórico da escola.
“Eles estão muito ansiosos, mas certos de que representarão muito bem o Maranhão. Nós de Morros que já estivemos inclusive em outros países, teremos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para milhares de pessoas na Marquês de Sapucaí durante o maior espetáculo da terra”, declarou.
Os maranhenses embarcarão para o Rio de Janeiro em dias e horários diferentes, conforme as caravanas. O Boi de Axixá, por exemplo, se subdividirá em dois grupos: um embarcará no dia 18 e outro no dia 19. O desfile da Beija-Flor de Nilópolis será na madrugada da segunda-feira gorda de Carnaval, dia 20 de fevereiro.
“Estamos muito felizes por esta oportunidade inédita para o Boi de Axixá e temos a certeza de que, se depender de nós, a Beija-Flor não perderá nenhum ponto durante sua apresentação na avenida”, garantiu Leila Naiva, presidente do Boi de Axixá.




