Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Capitania dos Portos vai habilitar pilotos de lancha em Marabá

Noticias Relacionadas

Proprietários de lanchas e jet-skis de Marabá terão oportunidade de regularizar a situação de suas embarcações e dos condutores na próxima semana, quando uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), baseada em Belém, vem até o interior realizar o exame de habilitação de amador. Com isso, os pilotos das embarcações esportivas e de passeio poderão tirar sua carteira de Arrais Amador, nome da categoria. Será nos dias 11 e 12, na JC Náutica, na orla do Rio Tocantins.

A idéia da vinda dos militares da Marinha para promover o exame surgiu no verão de 2011, depois de uma fiscalização rigorosa que a Capitania promoveu em Marabá e que gerou muitas queixas dos pilotos, os quais reclamaram de falta de acesso à regularização. Na prática, quem deseja passar pelo exame e se habilitar como Arrais Amador, hoje, tem de procurar a sede da CPAOR, em Belém, algo fora da realidade de grande parte dos interessados.

Para viabilizar a realização dos exames em Marabá na próxima semana, a iniciativa privada teve de oferecer parceria à Capitania dos Portos. Proprietário de uma das maiores marinas da cidade, Janary Damacena cedeu o local e a estrutura de suporte. “Fomos atrás e conseguimos trazer esse exame para Marabá, o que será muito importante para a regularização dos usuários”, comemora o empresário.

Uma das exigências para a habilitação é o exame médico e, para isso, também foi providenciado um profissional médico para atender os candidatos na náutica nesses dois dias, informa Janary.

Tramites

Os interessados devem comparecer à JC Náutica, com acesso pela Transmangueiras, às 8 horas da manhã no sábado, 11, ou no domingo, 12, munidos de: cópia autenticada da carteira de identidade; cópia autenticada do CPF; atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam; guia de recolhimento – GRU cobrança paga em rede bancária e cópia do comprovante de residência (conta de água, conta de luz ou conta de telefone).

É importante frisar que a taxa, a GRU, deve ser paga antecipadamente, ao longo da semana e a impressão do boleto bancário referente é feita pelo site da Capitania dos Portos, no endereço: https://www.dpc.mar.mil.br/scam/emitgruscam/indice.htm

Como a GRU é compensada dois dias úteis após o seu pagamento, é ideal que a taxa seja quitada até a próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

Uma vez no site da Marinha para imprimir o boleto da GRU, o candidato deve selecionar “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” e “Inscrição em exames de habilitação de amador”. O valor é de R$ 40.

Também é ideal que antes de dirigir-se ao exame, o interessado verifique a compensação do pagamento no endereço eletrônico http://www.dpc.mar.mil.br/scam/comprovscam/indice.htm

Embarcações

O processo de regularização das embarcações é bem mais criterioso e burocrático, porém também será iniciado nesses dois dias de presença da Capitania dos Portos em Marabá. Os militares devem realizar o levantamento e um pré-cadastramento das lanchas e jets das náuticas da cidade e dar toda a orientação para cada um dos interessados para que procedam a documentação e quitação de taxas. (Patrick Roberto – Correio Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias