Os sindicatos, representantes das categorias dos servidores públicos estaduais, vão para as ruas nesta segunda-feira, 6, fazer um manifesto, intitulado de panfletaço. Objetivo é sensibilizar o governo a pagar as progressões verticais e horizontais dos servidores. Após a panfletagem, os presidentes dos sindicatos se reunirão na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) para decidir a data de um ato público com a participação dos servidores.
Na última sexta-feira, o governo do Estado encaminhou comunicado informando suas ações em 2011, no que se referiu à remuneração dos servidores. De acordo com o comunicado, o governo pagou o reajuste anual que estava atrasado desde 2010; pagou férias acumuladas, progressões também atrasadas e o acordo dos 25%; concedeu aumento de mais de 12% a todas as categorias do Estado.
Mas, para o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, essas ações foram uma obrigação do governo, e não uma iniciativa. “Esses 25% já estavam acordados e as progressões, o governo já sabia que o servidor tem seu plano de carreira desde 2004.” Sobre o aumento de 12%, Cleiton Pinheiro disse que isso não foi enviado para a Assembleia Legislativa. “Então, não se tornou concreto e ainda não tínhamos conhecimento. O direito do servidor, adquirido em abril do ano passado, ainda não foi cumprido”, afirmou.
Concurso
No comunicado, o governo ressaltou como importante a convocação de mais de quatro mil novos concursados. “Com isto, pela primeira vez, 84% da folha de pagamento é destinada a servidores efetivos”, informou o comunicado, acrescentando a manutenção e melhora do atendimento do Plansaúde. (Jornal do Tocantins)




