A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizou uma visita técnica, neste domingo, 5, ao Colégio Batista, em Tocantínia, a 75 km de Palmas. Objetivo foi estipular um prazo para conclusão da reforma da unidade e retorno às aulas. A escola voltará a ser dirigida pela professora Margarida Lemos, 84 anos, que já esteve à frente da instituição por 32 anos. A visita será acompanhada pelo secretário da Educação, Danilo de Melo.
Professora Margarida é uma das pioneiras da educação no então norte goiano. Neste domingo, ela comemora mais um aniversário e deverá ser homenageada durante o ato em Tocantínia. A educadora veio para o Estado em 1948, com 21 anos, como missionária e se dedicou ao desenvolvimento da educação no Tocantins. Desenvolveu um intenso trabalho missionário, dedicando-se à formação de cidadãos através da educação e cultura. A convite do primeiro governador do Estado, Siqueira Campos, irmã Margarida ajudou a implantar o Sistema Estadual de Educação. A professora morou em Palmas de 1989 a 2003 e se tornou membro e presidente do Conselho Estadual de Educação.
É membro fundadora e por dois anos foi presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL). Também ocupou o cargo de diretora de Ensino do Município de Palmas e assessora da Secretaria Municipal de Educação de Palmas. Em 1998 recebeu o título de cidadã palmense, outorgado pela Câmara Municipal. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas e atuou na direção do Colégio Batista da Capital. (Jornal do Tocantins)




