Uma nova frente de trabalho em sistema de parceria entre órgãos interessados no desenvolvimento do Estado abriu-se após encontro do presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, Lucio Flavo Adorno, e o superintendente da Infraero no Tocantins, Afranio Souza Mar. Ficou acertado que a Adtur realizará layoutização divulgando atrativos turísticos do Tocantins em paineis no parque de desembarque de bagagens do aeroporto Lysias Rodrigues, em Palmas. Esta ação será possível devido à ampliação de pelo menos 30% na área de desembarque, inclusive com a colocação de mais uma esteira rolante de restituição de bagagem. Também será estendida a promoção visual do destino Tocantins em outras áreas do aeroporto, com inauguração prevista até julho.
Esta sintonia com a Infraero é atitude proativa do órgão de turismo do Tocantins que prevê grande fluxo de visitantes até 2014, com a realização dos mega eventos esportivos no Brasil, afirma o presidente da Adtur. Segundo ele, o Estado vai qualificar os prestadores de serviços e promover uma nova realidade na infraestrutura turística.
Outra decisão tomada entre os dirigentes e que privilegia o setor de turismo na chegada à capital é uma nova proposta para o Centro de Atendimento ao Turista no terminal, que já existe e será também reformulado. O superintendente da Infraero vai apresentar à Adtur possibilidades de inserção de mídias nos canais internos de informação do aeroporto. Até 2013, Souza Mar informou que será instalado o novo Sistema Informativo de Vôos (SIV), que trará novas configurações para a divulgação de anúncios publicitários e de entretenimento, além das informações sobre voos.
Investimentos
Para este ano novos investimentos serão feitos no aeroporto de Palmas, segundo o superintendente da Infraero, atendendo pleitos do governador Siqueira Campos, que esteve com o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale no final de 2011.
Já está autorizada a correção e expansão do pátio de parqueamento de aeronaves, além de novas negociações que estão acontecendo com empresas aéreas de porte médio e que operam no Estado, como a Trip e a Passaredo, para ampliação de voos regionais. O diálogo é para viabilizar a ocupação de assentos pseudo-ociosos e surgidos com o remanejamento de horários após cancelamento de voos das grandes empresas, que darão maior dimensão à regionalização da oferta, inclusive com a ligação a partir de Palmas a outros Estados.
Mais novidades
O acesso ao aeroporto de Palmas também terá melhorias, já em fase de licitação, que irão permitir a exploração comercial de posto de abastecimento na via próxima ao logradouro, como também paineis com informações de prestadores de serviços que dêem respaldo aos visitantes e transeuntes. Ainda em 2012 será realizado projeto de paisagismo no estacionamento do complexo. O superintendente informou que o aeroporto recebeu 504 mil passageiros em 2011 e atua como principal ponto de apoio e alternativa central com recursos para atendimento a aeronavegantes, inclusive já tendo recebido voos particulares de bandeira internacional.




