O Tocantins terá mais 147 escolas estaduais ofertando jornada ampliada este ano, por meio do programa Mais Educação, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). No total, o Tocantins terá, em 2012, 258 escolas estaduais participando do programa. O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista das escolas pré-selecionadas para oferecer ensino integral este ano. As unidades têm prazo até o próximo dia 15 para aderir ao Mais Educação, através de cadastro no sistema do MEC.
Das 147 escolas, 32 são do campo e de indígenas. Esse ano, segundo a técnica do programa Mais Educação da Seduc, Roseli Bitzcos de Moura, o MEC pré-selecionou as escolas, entre outros critérios, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e por unidades localizadas em regiões mais pobres. “A escola receberá verba do governo Federal para oferecer no contraturno uma diversificação de atividades, como dança, música, teatro e esportes”, exemplificou Roseli de Moura.
Ao se cadastrar no sistema do MEC, a escola opta pelas atividades que mais se identificam com a região onde ela está inserida. “Por exemplo, se na escola e na região não tem piscina, então a escola não vai optar pela natação”, explicou a técnica. Segundo ela, com os recursos que serão recebidos, a escola deve adquirir os equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento da atividade e efetuar o pagamento de monitores.
Roseli de Moura acrescentou que a Seduc está oferecendo apoio às unidades para realização do cadastro no sistema do MEC. (Jornal do Tocantins)




