A inflação se mantém como a principal preocupação do consumidor brasileiro, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O levantamento, que mede a expectativa dos brasileiros em relação à economia, aponta que 54% dos entrevistados responderam que acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos seis meses, enquanto que outros 15% afirmam que os preços vão crescer muito.
O indicador está 4,3% pior na comparação com o mês passado e 7,4% inferior ao registrado em janeiro de 2011, o que sinaliza aumento do pessimismo com a evolução dos preços.
Já a preocupação com o desemprego se reduziu em relação a dezembro, já que o índice foi 5,1% maior (quanto maior o índice, menor o medo de ficar desempregado). A expectativa em relação à renda pessoal permaneceu estável na comparação com dezembro, e a avaliação sobre a atual situação financeira e endividamento melhorou, tanto em relação a dezembro quanto na comparação com o mesmo mês de 2011.
O Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) registrou 113,6 pontos neste mês, alta de 0,2 ponto percentual em relação a dezembro do ano passado, ou seja, quase estável.
De qualquer forma, é o maior patamar desde março do ano passado. A pesquisa da entidade foi realizada entre os dias 12 e 16 deste mês, com 2.002 pessoas em todo o Brasil. (Folha Online)