Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Castanhal comemora 80 anos com novos investimentos

Noticias Relacionadas

Neste sábado, 28, o município de Castanhal, no nordeste do Estado, completa 80 anos de fundação. Conhecida como cidade modelo no nordeste paraense, distante 65 quilômetros de Belém, Castanhal recebe obras e investimentos do Governo do Estado que garantirão progresso e desenvolvimento para muitos anos. Investimentos que somam R$ 1,3 bilhão serão aplicados em projetos prioritários, como a instalação de um hospital de média e alta complexidade, com capacidade para atender, inclusive, a população das cidades vizinhas. Além da saúde; habitação, segurança, transporte e educação também serão áreas contempladas com projetos importantes para o desenvolvimento da cidade polo e de outros 16 municípios da Região do Guamá. Os recursos foram definidos no Plano Plurianual do Governo do Estado, que foi discutido com a comunidade e aprovado pela Assembleia Legislativa, em 2011.

As obras de habitação iniciaram em 2007, mas estavam paralisadas desde 2010. O Estado retomou o projeto no ano passado e já garantiu moradia digna para pelo menos três mil famílias. Além da construção e melhoria de unidades habitacionais, há diversos serviços de infraestrutura, como sistema viário, de saneamento de esgoto, sistema hidráulico e de energia elétrica. Cerca de 65% do projeto já foi executado, restando a conclusão de 19 unidades habitacionais, das 450 previstas para construção, assim como alguns serviços de infraestrutura, como asfaltamento de vias e construção da rede de esgoto.

Fazem parte dos investimentos do Governo do Estado em Castanhal a modernização e ampliação do sistema de abastecimento de águia e tratamento de esgoto. Estão sendo implantados Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, reservatórios, sistemas de distribuição, com assentamento de novas redes de água e esgoto. Também serão implantadas novas ligações domiciliares de água e esgoto que garantirão melhorias da qualidade de vida para quase 80 mil habitantes.

Educando para o futuro

Os avanços que beneficiam os habitantes de Castanhal incluem também a educação. Pelo menos 20 mil alunos estudam em 19 escolas da rede estadual do município. No último ano, o governo aprovou a ampliação e reforma dos prédios desses estabelecimentos de ensino e a construção de nove pontes em madeira nos principais rios que cortam o município, facilitando o acesso à educação.

As obras já começaram. Neste ano mais uma escola deve integrar a rede pública no município, atendendo com o Ensino Médio jovens de pelo menos mais dois bairros da cidade: o Fonte Nova e o Nova Estrela. Convênios com a prefeitura local e recursos federais, além dos estaduais, devem garantir ainda a reforma das escolas Rotary Club, Laureano Alves Melo, Maria Deuzarina Amaral e Elcione Barbalho.

Segurança

O desenvolvimento da cidade se dá também com investimentos em segurança pública, uma das prioridades do Governo do Estado. Uma ação eficaz contra a criminalidade e que vem garantindo maior tranquilidade para a população estão entre os resultados das 24 horas de trabalho policial ininterrupto durante a operação “Eirene” no município de Castanhal. A ação integrada fez uma varredura em bares e veículos, além de abordagens a pessoas, resultando na apreensão de 120 petecas de cocaína, um quilo de barrilha, 470 mídias falsificadas, 18 máquinas caça-níqueis e uma arma de brinquedo, utilizada na prática de crimes na região. A operação fez parte do planejamento estratégico contra o crime, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

Também faz parte desse planejamento o investimento em infraestrutura e pessoal. Em 2011, o governo estadual entregou para Castanhal 24 novas viaturas, divididas para a Polícia Militar (8), Civil (10) e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (6). Os veículos estão equipados com rastreadores, ar condicionado e compartimento para transporte de presos. Um diferencial que garante a produtividade e segurança dos policiais e, principalmente, o melhor atendimento à população.

O Governo do Estado reformou, ainda, a unidade do CPC, que ganhou nova sala de necrópsia, além da construção de uma ala específica para o acondicionamento de cadáveres em decomposição, laboratório de raio-x e um setor de balística forense. O prédio também ganhou revitalização externa e nova recepção, que será ampliada e climatizada, totalizando R$ 318.01,67 investidos. Assim como no CPC, também foram investidos recursos nas delegacias de polícia, que tiveram novos equipamentos de informática e aparelhos de ar condicionado.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias