Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Gavião-real é encontrado na APA Araguaia na Serra das Andorinhas em São Geraldo

Noticias Relacionadas

Técnicos do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam), em São Geraldo do Araguaia, encontraram um ninho de Gavião-real no interior da Área de Proteção Ambiental (APA). Eles catalogaram o achado e estão monitorando a ave desde novembro passado. O ninho está em um dos jatobazeiros mais antigos e altos da região, com aproximadamente 50 metros de altura. O Gavião-real está na lista de animais ameaçados de extinção da natureza desde 2002.

Para sistematizar o trabalho, a equipe técnica do parque, formada pela Zootecnista Giselle Leandro Sousa, pelo sociólogo Cassiano de Oliveira, em parceria com o agrônomo Joari Oliveira Procópio, elaborou um projeto para monitorar a ave de rapina. Eles visitam o ninho duas vezes ao mês.

A coordenadora do projeto, Giselle Leandro, explica que o monitoramento do gavião-real visa efetivar a proteção das aves encontradas na APA Araguaia; elaborar um banco de dados sobre a espécie Harpia harpyja para subsidiar as atividades da Sema em relação à preservação da avifauna silvestre da região e proporcionar a integração entre o trabalho de fiscalização ambiental com a finalidade de obter resultados mais consistentes na manutenção da qualidade ambiental da APA.

A zootecnista explica ainda que a equipe tem duas linhas de trabalho. A primeira é referente a proteção e monitoramento da ave localizada, enquanto a segunda está relacionada ao levantamento de dados sobre a espécie em geral encontrada no interior da APA Araguaia e do Parque Estadual Serra das Andorinhas. “Vale ressaltar que a pesquisa integra duas das principais áreas de atuação da gerência do Pesam. A primeira está ligada às atividades de Proteção e Fiscalização Ambiental, a segunda é concernente ao Manejo de Recursos Naturais da Unidade de Conservação”, informou Giselle Leandro, acrescentando que por meio do monitoramento do ninho da harpia a equipe pretende contribuir na proteção e gestão do patrimônio ambiental do Pesam.

Cassiano de Oliveira explica que o gavião real é uma espécie rara na região sudeste do estado e de grande importância ecológica para o ecossistema da Unidade de Conservação. “O projeto foi elaborado como resposta à necessidade de proteção e monitoramento da espécie no interior da APA Araguaia”, explicou Cassiano, acrescentado que o monitoramento do ninho também visa efetivar ações de fiscalização ambiental de forma sistematizada e integrada com outras áreas de atuação da gestão da unidade.

O agrônomo Joari Procópio destaca que a função agronômica na pesquisa consiste no georreferenciamento da área, como plotagem dos pontos das coordenadas geográficas do local do ninho; bem como realizar estudo da árvore que sustenta o ninho. “Realizamos análise taxonômica da árvore onde está o ninho e a harpia objeto da pesquisa. Identificamos o tipo de árvore, altura, medida do tronco, nome científico, ordem e família a que pertence. Assim como a situação de fitossanidade do vegetal, além do delineamento da área”, informou Proscópio, destacando que o trabalho também visa sensibilizar moradores da comunidade local por meio de ações de educação ambiental sobre a importância de proteger o gavião-real.

Para o gerente do Parque Estadual Serra das Andorinhas, Abel Pojo, encontrar um ninho de gavião-real na APA Araguaia reflete a importância da unidade de para preservação da espécie. “Estamos em um contexto de grande pressão sobre os recursos naturais. A identificação do ninho na APA é verdadeiramente um achado. Assim como a onça-pintada, essa ave está entre os predadores de topo de cadeia alimentar, ou seja, são animais que precisam de um ecossistema equilibrado para viver e se reproduzir”, destacou, frisando que pretende debater a importância da pesquisa científica em unidades de conservação para ampliar o conhecimento das áreas e as dinâmicas de sua fauna e flora das áreas protegidas.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias