Entra no segundo dia a ocupação da BR-153, em São Geraldo do Araguaia, sudeste paraense, por índios da região. Eles reivindicam melhorias em várias áreas. Uma reunião com órgãos ambientais acontece nesta quinta-feira (26) para discutir os problemas. Enquanto isso, permanece um grande congestionamento na estrada.
São cerca de 200 índios da etnia Kaewara. Eles ocuparam a estrada por volta das 9h da manhã da quarta-feira (25). Os manifestantes querem melhorias nas áreas da saúde, educação e indenização para as 80 famílias da aldeia Suruí do Sororó, que segundo o cacique, foram prejudicadas pela construção da rodovia que corta a área.
Representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) reúnem com os índios, na sede do Ministério Público Federal, para discutir as reivindicações.
Estrada
A BR-153 é um dos principais acessos entre os Estados do Pará e Tocantins. Com a interdição, a única alternativa para alguns deles foi seguir viagem pela rodovia Transamazônica, um caminho mais demorado. (Portal ORM/Fotos: Rony Rocha TV Liberal de Marabá)




