Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo e CESTE firmam acordo para prevenção de cheias

Noticias Relacionadas

O Governo do Estado e o Consórcio Estreito de Energia (Ceste), responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Estreito, firmaram acordo para aprimorar o plano de contingenciamento da UHE em um cenário de risco provocado pelas cheias. O encontro foi intermediado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Defesa Civil, e aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Secretaria.

O ponto central do acordo foi a inclusão da Defesa Civil Estadual no plano de trabalho do Ceste, para repasse de informações sobre a vazão do Rio na faixa onde está localizada a Usina. “Não queremos interferir nos procedimentos das empresas. Só estamos solicitando a inclusão da Defesa Civil Estadual nas operações de contingenciamento porque é uma estrutura que pode dar mais segurança aos municípios que correm riscos de ser atingidos pelas cheias”, destacou Divaldo Rezende, secretário da Semades.

O diretor de Meio Ambiente, Segurança e Relações Institucionais do Ceste, Dimas Maintinguer, confirmou o propósito do Consórcio em atender ao pedido do Governo e ainda se dispôs a fornecer apoio à Defesa Civil. “Estamos dispostos a viabilizar cursos de capacitação aos agentes, formação de voluntariados nas cidades e até apoiar a reestruturação física das defesas civis dos municípios, com a doação de equipamentos de informática e mobiliários”, enumerou.

Vazão de risco

Na reunião também ficou acordado que Defesa Civil Estadual e Ceste trabalharão conjuntamente para estabelecer os parâmetros de risco da vazão da UHE Estreito. “Precisamos desses parâmetros para saber com quantos metros cúbicos por segundo é necessário acionar o aviso de estado de alerta e quanto tempo disponível temos para isso”, explicou o major Farias, secretário executivo da Defesa Civil Estadual.

Participaram da reunião o superintendente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semades, Aldo Azevedo, o coordenador de Mobilização e Minimização de Desastres da Defesa Civil, major Diógenes Madeira e o gerente de Relações Institucionais da Ceste, Isac Braz Cunha.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias