
A cena política do Bico do Papagaio vive uma reconfiguração. O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, por exemplo, tem se aproximado do governador Laurez Moreira (PSD), em um movimento que vem sendo articulado pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum. A relação, que há tempos parecia distante, volta agora à mesa de alianças políticas, com indicativos de que Aquiles deve integrar o grupo governista de forma mais direta nos próximos meses.
A retomada do diálogo ganhou força após a articulação de Halum, que tem histórico de amizade e parceria política com o prefeito. O secretário foi um dos primeiros líderes de expressão estadual a apostar em Aquiles, ainda antes de sua ascensão como gestor de Araguatins. O reencontro dos três — Laurez, Halum e Aquiles — está previsto para esta sexta-feira, 10, durante um evento na Prefeitura Municipal de Araguatins, onde serão entregues kits da agricultura familiar.
Para aliados próximos, o encontro é mais do que uma agenda administrativa: simboliza uma aproximação. Aquiles, que na eleição passada apoiou Irajá Abreu para governador, aproximou-se nos últimos anos do deputado Amélio Cayres (Republicanos), então base de Wanderlei Barbosa. Agora, o movimento em direção ao PSD de Laurez sinaliza uma nova composição regional, em que o prefeito de Araguatins pode se tornar uma peça importante na consolidação do grupo governista no Bico do Papagaio.
A presença de Laurez e Halum em Araguatins reforça que o governo busca ampliar pontes com lideranças locais e fortalecer sua base no Bico do Papagaio. Já Aquiles, conhecido por seu perfil pragmático, demonstra que pretende se manter no centro das decisões políticas.




