Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Municípios do Bico têm prazo até 15 de outubro para emitir ordem de serviço de obras do Novo PAC Saúde

Noticias Relacionadas

Os municípios contemplados pelo Novo PAC (Seleções 2023) na área da saúde precisam publicar o edital de licitação e emitir a ordem de serviço até quarta-feira, 15 de outubro. Quem não cumprir o prazo pode ter a proposta cancelada. Todas as atualizações devem ser registradas no Sismob, o Sistema de Monitoramento de Obras, que reúne as informações oficiais sobre cada empreendimento.

Para acelerar o início das obras, estão disponíveis projetos referenciais de arquitetura e engenharia para as principais modalidades do programa, além de um kit licitação com modelos de documentos que facilitam a montagem do processo. Também houve homologação, pela Anvisa, dos projetos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permitindo análise simplificada pelas vigilâncias sanitárias locais ou estaduais. Todo o material pode ser acessado na página do Novo PAC Saúde.

Após a habilitação orçamentária, a execução ocorre em quatro etapas. Na Ação Preparatória, é necessário obter aprovação da Vigilância Sanitária, comprovar a titularidade do terreno, homologar a licitação, assinar o contrato, emitir a ordem de serviço, indicar a empresa executora, nomear fiscais da obra e do contrato e instalar placa de identificação do programa. Em seguida, vem o Início das Obras, com exigência de informar a execução de ao menos 30%; a Conclusão, com 100% do serviço finalizado; e a Entrada em Funcionamento, registrada no CNES.

Os gestores devem atualizar o Sismob a cada 60 dias, reportando o andamento em todas as fases. O cumprimento do cronograma e da prestação de contas no sistema é determinante para assegurar a continuidade dos repasses e a entrega dos equipamentos de saúde previstos às comunidades.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias