
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (2), mandados judiciais em cinco estados como parte da Operação Velhaco, ação que tem como alvo um grupo criminoso acusado de aplicar fraudes milionárias contra a Caixa Econômica Federal. O esquema envolvia a contratação de empréstimos consignados em nome de terceiros por meio do uso de documentos falsificados.
Segundo as investigações, o dinheiro obtido era rapidamente pulverizado em diversas contas bancárias para dificultar o rastreamento. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 800 mil, valor considerado expressivo em razão da quantidade de vítimas atingidas e da sofisticação dos crimes praticados.
Na ofensiva desta quinta, foram cumpridos três mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína, no norte do Tocantins.
Os investigados poderão responder por crimes como falsificação de documentos públicos, estelionato agravado, lavagem de capitais e participação em organização criminosa. As penas somadas podem ultrapassar 29 anos de reclusão. O nome da operação, “Velhaco”, faz referência ao artigo 171 do Código Penal, que trata do estelionato e descreve quem obtém vantagem ilícita por meio de fraude ou engodo.




