
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lançou, na última quarta-feira (11), a segunda etapa do projeto JUS em Ação, que será realizado na Comarca de Xambioá, com o Dia D marcado para 2 de outubro. A iniciativa foi apresentada em reunião virtual conduzida pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, com a participação do juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães, e do juiz diretor do Foro local, José Carlos Ferreira Machado.
Com o lema “Unidos pela Justiça, comprometidos com a sociedade”, o projeto integra a Meta 01 do Plano de Gestão 2025–2027 e busca aproximar o Judiciário da população, especialmente em comarcas de entrância inicial. “Assim como foi em Goiatins, Xambioá será um marco de fundamental importância. Estamos levando Justiça e cidadania de forma efetiva”, destacou a presidente do TJTO.
Entre as ações previstas estão mutirões de despachos, decisões, audiências, conciliações e cumprimento de mandados. Além disso, serão oferecidos serviços sociais em parceria com órgãos como o Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria de Segurança Pública. A comunidade terá acesso a emissão de documentos, orientações sobre a Lei Maria da Penha, atendimentos psicossociais, serviços de saúde e ergonomia, além da implantação de Bancos Vermelhos e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.
O projeto também valoriza servidores, com foco na saúde física e mental, e na melhoria da qualidade de vida. “Dentro do fórum, a produtividade será nosso foco; fora dele, estaremos levando cidadania e fortalecendo a rede de proteção à mulher”, afirmou o juiz Arióstenis Guimarães. Ainda este ano, o JUS em Ação chegará às comarcas de Arapoema, Novo Acordo, Itaguatins e Wanderlândia, ampliando seu alcance pelo Estado.




