Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Imperatriz e Estreito são prioritários para combater a dengue

Noticias Relacionadas

Realizada em São Luis reunião para traçar as metas de combate à dengue no Maranhão. O Plano de Contingência prevê ações de prevenção, controle e tratamento da doença que tende a crescer na época das chuvas.

Estiveram presentes representantes de 33 municípios maranhense considerados prioritários no combate a doença, além de integrantes da Secretaria de Saúde da capital. Dentre os objetivos estipulados pelo Plano está a divisão igualitária das ações de prevenção e combate à dengue entre os governos federal, estadual e municipal, e a mobilização da sociedade por meio de campanhas de conscientização.

Na região sul, os municípios apontados como prioritários no combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit, são Imperatriz e Estreito. As duas cidades foram escolhidas pelo porte e pela enorme quantidade de casos da doença apresentados nos últimos anos.

O diretor da regional de saúde de Imperatriz, Francisco Rênio da Silva Pereira, explica que as principais abordagens da reunião foram a infraestrutura, o condicionamento do lixo feito pela população até o momento da coleta, e o combate à larva do mosquito Aedes Aegypit.

Como serão ações conjuntas, cada esfera governamental dará sua parcela de colaboração. O governo estadual, por exemplo, será o responsável pela disponibilização dos carros fumacê. “É bom lembrar que o carro fumacê não é tudo, mas uma pequena ajuda”, afirma Rênio. Segundo ele, a principal linha de atuação dos governos e da população é prevenir a doença. “Ações básicas e cuidados fundamentais podem ser tomados para evitar o surgimento da dengue”, avalia o enfermeiro, citando medidas caseiras como limpeza de quintais, calhas, caixas d’água e não deixar acumular água em vasos de plantas.

Ao governo federal, através do Ministério da Saúde, caberá a compra e disponibilização do produto denominado “abate”, principal produto na elaboração do veneno contra o mosquito e que é lançado pelo carro fumacê. É importante destacar que apenas o Ministério da Saúde pode comprar e autorizar o uso deste produto.

Os municípios, incluídos no Plano de Contingência de Combate à Dengue desenvolverão a logística de atuação, determinando quais as áreas precisam de ações mais dinâmicas para combater a doença.

“A principal linha de atuação deve ser a conscientização da sociedade sobre os benefícios de prevenir a doença”, afirma o gestor Regional de Saúde. Francisco Rênio confirmou que tem agendado para a próxima semana reunião com a secretária de Saúde de Imperatriz, Conceição Madeira, quando serão definidos quais pontos serão abrangidos pelas ações do plano de contingência local, isso de acordo com os números e casos registrados nos anos anteriores. (Ronie Petterson – Correio Popular)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias