Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Agosto Lilás; SINASEFE presta homenagem a mulheres do IFTO na luta contra a violência e o machismo

Noticias Relacionadas

Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, a Seção Sindical de Araguatins do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) lançou uma Moção de Aplausos às trabalhadoras do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A iniciativa reconhece o papel fundamental dessas mulheres que, além de enfrentarem os desafios cotidianos da vida profissional e acadêmica, resistem ao machismo estrutural ainda presente nas instituições de ensino.

Homenagem e resistência

Na moção, o sindicato destacou que as mulheres do IFTO “enfrentam desafios e obstáculos com determinação, inspirando outras a seguir seus sonhos sem medo”. O texto ressalta que essa postura é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

O documento também enaltece a força, a resiliência e o compromisso ético dessas trabalhadoras, que, segundo o SINASEFE, seguem escrevendo “com coragem e dignidade uma nova história no IFTO e na sociedade brasileira”.

Contexto social

O Agosto Lilás tem como objetivo conscientizar sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e reforçar a importância de políticas públicas e ações educativas que promovam a igualdade de gênero. Nesse cenário, a moção ganha ainda mais relevância por trazer o debate também para dentro dos ambientes de trabalho e estudo, espaços onde muitas vezes a discriminação é silenciosa, mas persistente.

Engajamento coletivo

Com o gesto, a Seção Sindical do SINASEFE Araguatins reforça seu compromisso em apoiar e valorizar as mulheres que lutam diariamente contra práticas machistas e por mais respeito, dignidade e equidade. A homenagem também funciona como um chamado à reflexão para toda a comunidade escolar e sociedade, no sentido de reconhecer e combater desigualdades que ainda limitam o protagonismo feminino.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias