
Durante um café da manhã realizado no último domingo, 13, com barqueiros e lancheiros que atuam na travessia para a Praia da Ponta, o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), fez um apelo direto aos trabalhadores da temporada: que pratiquem preços justos aos turistas e visitantes que frequentam a praia durante o verão. O encontro marcou o início de uma mobilização da gestão municipal em busca de um atendimento mais equilibrado e acessível para quem escolhe a cidade como destino turístico.
Em sua fala, o prefeito destacou a importância de preservar a imagem de Araguatins como um local acolhedor e justo com quem visita. Segundo ele, a prática de preços abusivos por parte de alguns prestadores de serviço prejudica não só a gestão pública, mas toda a cidade. “Nós somos taxados hoje no Tocantins como uma das praias mais caras do Brasil. O barraqueiro compra um quilo de peixe por 25, 30 reais e quer vender na praia por 100, 150. Isso é ruim para o prefeito só não, é ruim para todos nós”, disse Aquiles.
O gestor reforçou que a cobrança não tem caráter de perseguição ou restrição à atividade dos trabalhadores, mas sim de orientação e equilíbrio. “Não estou fazendo maldade com ninguém, mas também não quero fazer maldade com a população que vem de longe. O turista vem para gastar o dinheiro, mas não quer ser explorado também”, completou. A preocupação é que a má reputação de preços elevados afaste visitantes, comprometendo a economia local durante a alta temporada.
A Prefeitura de Araguatins tem buscado garantir infraestrutura, segurança e apoio logístico aos prestadores de serviço que atuam na Praia da Ponta, mas espera, em contrapartida, um compromisso com o bom atendimento. “Vamos fazer as coisas com amor, com carinho, para o nosso turista”, concluiu o prefeito, sinalizando que o desenvolvimento do turismo local passa também por respeito e bom senso nas relações comerciais.