
Recém-nomeado presidente da Comissão Provisória do Cidadania no Tocantins, o ex-prefeito de Itaguatins, Homero Júnior, iniciou as primeiras movimentações para reorganizar o partido no estado. Entre as ações iniciais, destaca-se o encontro com o presidente estadual do PSB, Carlos Amastha, para tratar da possível federação entre as duas siglas.
“Foi um diálogo produtivo, uma boa conversa, e acredito que juntos construiremos um projeto grandioso para o Estado do Tocantins”, afirmou Homero, destacando o alinhamento político e a disposição de ambas as legendas em colaborar na construção de uma base sólida com vistas aos próximos pleitos.
A nova composição da comissão foi oficializada por meio da Resolução Orgânica nº 004/2025, assinada pelo presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, e pelo secretário-geral Regis Cavalcante. A medida tem validade inicial de até seis meses e tem como objetivo principal organizar o partido nos municípios, viabilizar a realização de congressos e promover a reestruturação partidária.
O Cidadania, que já se chamou PPS e anteriormente era o Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi comandado por uma década no Tocantins pelo deputado estadual Eduardo do Dertins. Agora, sob nova direção, a sigla busca renovação e fortalecimento institucional com foco na ampliação da representatividade municipal e estadual.