Na manhã desta segunda-feira (9), o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Brasil Júnior, esteve reunido com a representante da Seção de Inspeção do Trabalho (Seint), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, auditora Fabíola Oliveira. O encontro, que discutiu os desafios no enfrentamento ao trabalho escravo no estado, também contou com a presença de membros da Coordenadoria Estadual de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (CTEPT).
Durante o encontro, os representantes discutiram os desafios existentes na fiscalização e nas relações institucionais, a fim de desenvolver novos meios para vincular os trabalhos já existentes. “É importante ressaltar nosso compromisso para com o enfrentamento do problema”, destacou Brasil Júnior. “E iniciamos o debate exatamente na tentativa de viabilizar uma parceria eficaz para isso”, complementou Fabíola.
A capacitação dos servidores dos órgãos que atuam no combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo também foi acentuada como uma meta importante a ser cumprida, assim como ações de governo voltadas para a capacitação e reinserção social das vítimas desses crimes. O assunto deverá ser retomado em novas reuniões que estão sendo agendadas. Ao fim do encontro, o secretário de Estado de Justiça ressaltou a importância de um trabalho mais integrado. “Precisamos fazer um levantamento de todas as políticas existentes para que possamos colocar em prática um trabalho preventivo eficiente”, defende.




