Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Operação vai combater o crime organizado

Noticias Relacionadas

pa1O governo do Pará reforçou a segurança nas regiões sul e sudeste do estado para coibir assaltos a bancos, por meio da operação Itacaiúnas, lançada em Marabá pelo delegado Geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, nesta terça-feira, 8. O objetivo é combater o crime organizado e até o chamado golpe da “saidinha”.

Cerca de 40 homens de Belém vão trabalhar na força-tarefa, que terá apoio ainda do contingente das superintendências regionais de Itupiranga, Xinguara, Goianésia, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Jacundá. A previsão é que os trabalhos se estendem até o final do ano.

A operação foi montada a partir do monitoramento do Núcleo de Inteligência da PC, que indicou a possibilidade de invasão por parte de bando de assaltantes do Sul do País atraído pelo dinheiro do 13º salário do funcionalismo público e de empresas particulares.

O policiamento será reforçado em agências bancárias, no interior dos coletivos e nas barreiras rodoviárias de entrada e saída da cidade. O cerco à violência será desenvolvido simultaneamente nos municípios de Marabá, Xinguara, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Goianésia e Jacundá.

Segundo o delegado Benassuly, o trabalho de inteligência da PC já levou à prisão setecentas pessoas envolvidas com o crime organizado. No geral, nove mil prisões foram efetuadas até agora, sendo que 2.300 delas por envolvimento com tráfico de drogas e uso de armamento pesado como fuzis AK, de fabricação israelense, revólveres e carabinas.

Sobre os perfis das quadrilhas, o delegado Benassuly informou que a maioria tem vinculo com o tráfico de drogas, que, por sua vez, financia a compra de armamento pesado para ser utilizado nos assaltos. Além disso, os bandos estão cada vez mais violentos e com facilidade de locomoção em território paraense.

Para se ter uma ideia, o homem que matou um funcionário do Banpará durante assalto ocorrido no município de Maracanã, na região nordeste, foi preso dois dias depois na região das ilhas de Barcarena, região do Baixo Tocantins.

Com a operação Itacaiúnas, a Polícia Civil do Pará também quer reduzir o número de assaltos a bancos, que voltou a crescer em 2009 registrando 22 casos até o mês de outubro. Em 2006, o banco de dados da PC registrou 38, seguidos de 25 em 2007 e 13 em 2008. “Daí a necessidade de aumentar o combate aos bandos e quadrilhas”, disse Benassuly, durante entrevista coletiva.

Reforço

Além da operação Itacaiúnas, o governo do Estado também está equipando as polícias do sul e sudeste com viaturas, motocicletas e novas sedes de delegacias de polícia. Na manhã desta quarta-feira, 9, a governadora Ana Júlia Carepa, vai entregar a nova sede da Superintendência da PC em Marabá e dezenas de viaturas para os municípios adjacentes. (Selma Amaral)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias