Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINS: Vale prevê ampliar capacidade de transporte no próximo ano

Noticias Relacionadas

Durante uma viagem de trem do pátio multimodal de Porto Nacional/Palmas até o pátio multimodal de Guaraí, localizado no município homônimo, a 200 km da Capital, na região Noroeste do Tocantins, a Vale S/A apresentou às autoridades tocantinenses e à imprensa o potencial de negócios viabilizados pela Ferrovia Norte-Sul (FNS). Com a aquisição de novos vagões em 2012, a empresa pretende ampliar a capacidade de transporte de cargas, hoje em torno de 2,6 milhões de toneladas/ano para 3 milhões no ano que vem.

No evento intitulado Trem Especial: Oportunidades e desafios da Ferrovia Norte-Sul, o gerente-geral de Operações da ferrovia, Leonardo Paiva, destacou o crescimento acelerado deste tipo de transporte no Brasil, pontuando que o volume de cargas transportado este ano em operações da Norte-Sul vai chegar a 2,6 milhões de toneladas. Em relação a 2007, a quantidade praticamente dobrou, já que naquele período o volume chegou a 1,4 milhão de toneladas, enquanto em 2010 foram transportados 2 milhões de toneladas.

Atualmente, o trecho em operação da FNS no Tocantins é o compreendido entre Colinas do Tocantins e Açailândia (MA). Já o trecho percorrido na viagem de ontem deve ter as operações de transporte de carga iniciadas no primeiro trimestre de 2012.

Apesar de não ter prospecção de crescimento no transporte de cargas na Norte-Sul, Leonardo Paiva revelou que em 2012 haverá a aquisição de mais 179 vagões graneleiros e cinco locomotivos, que se somarão aos 571 vagões graneleiros e os 12 locomotivos que a ferrovia já dispõe, o que deve aumentar o potencial de carga para até 3 milhões de toneladas. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias