A Coordenação de Vigilância em Saúde/Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, iniciou nesta quarta-feira, 20, a campanha de vacinação contra raiva animal na zona rural do município.
A ação tem o objetivo de proteger cães e gatos da doença, que é transmitida por morcegos e outros animais silvestres. A raiva é uma doença grave que pode ser fatal para os humanos.
Durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, equipes volantes da Endemias percorrerão casa-a-casa em busca ativa de cães e gatos. Os animais serão vacinados gratuitamente.
Em breve será divulgado todo cronograma das demais localidades da zona rural e zona urbana.
A meta é imunizar 5.683 animais, sendo 4.018 cães e 1.665 gatos, durante toda campanha.
A importância da vacinação
A vacinação é a principal forma de prevenir a raiva animal. Os animais devem ser vacinados anualmente, a partir dos três meses de idade.
Os tutores de cães e gatos devem manter os animais em locais seguros, evitando o contato com animais silvestres.
Como ajudar
Os moradores da zona rural de Araguatins podem colaborar com a campanha de vacinação contra raiva animal abrindo suas casas para as equipes volantes.
Também é importante manter os animais em locais seguros e evitar o contato com animais silvestres.
Mais informações
Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra raiva animal, os moradores da zona rural de Araguatins podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde/Endemias.