Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, dezembro 18, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TRE-TO realiza ações para atrair novos mesários

Noticias Relacionadas

A Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio das 33 Zonas Eleitorais do Estado, realiza durante o mês de junho, uma mobilização a fim de captar novos cidadãos que se interessarem em atuar nas Eleições 2022 como mesários voluntários.

Por que ser mesário voluntário?

O Programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, podendo o cidadão dar sua valiosa contribuição para o fortalecimento da democracia, ajudando a garantir o pleno e seguro exercício do voto pela população.

Quem pode se inscrever? 

Salvo algumas exceções*, toda eleitora ou eleitor com 18 anos ou mais, em situação regular com a Justiça Eleitoral, pode ser mesária ou mesário nas Eleições. 

O chamamento para esse cargo se dá de duas maneiras: inscritos no  Programa Mesário Voluntário ou por meio de convocação do juiz eleitoral, quando há a necessidade.

 *Não pode ser mesário:

  • Candidato ou parente de candidato, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, seu cônjuge ou companheiro;
  • Membro de diretório de partido político registrado, cujos nomes tenham sido oficialmente publicados;
  • Autoridade ou agente policial, bem como funcionário no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • Os que pertencem ao serviço eleitoral;
  • Os fiscais e delegados de partido político ou coligação;

Confira os Benefícios

Além de contribuir para a realização das eleições, o cidadão que aderir ao voluntariado conta com diversos benefícios.

– Em alguns estados, pode validar o serviço prestado como horas complementares em cursos universitários (consultar o TRE de cada estado);

– Em caso de empate em concurso público, quem é mesária ou mesário pode ter vantagem, se o edital previr esse critério;

– No dia da eleição, quem se voluntaria recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$35,00 (Portaria TSE nº 377, de 22 de maio de 2019);

– Por fim, tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário. As folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição que empregava a mesária ou o mesário na época da prestação do trabalho.

Como se inscrever?

As pessoas que se interessarem em servir como mesários nas eleições de outubro podem se informar na página do mesário voluntário no portal no TSE e fazer a inscrição na página do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (ou do seu estado). Será necessário informar o número do título eleitoral, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita por meio do aplicativo e-Título.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias