Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: IFTO produz próprio alimento para consumo interno

Noticias Relacionadas

Professores e alunos produzindo os alimentos que são consumidos no campus universitário. Esta é uma das metodologias de ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) em Araguatins. Através de aulas práticas e teóricas, os estudantes produzem frutas, legumes, carnes, grãos e verduras dentro da instituição. O excedente é comercializado num posto de venda no próprio campus, onde comerciantes do município e região se abastecem.

Coordenador geral de Produção, Francisco Balbino diz que cerca de 600 alunos fazem suas refeições no campus todos os dias. Carnes de frango, peixe, suína e bovina, além de ovos, são os principais alimentos suprimidos das compras da cozinha, devido à produção local. Já grãos, como arroz e feijão, ainda são insuficientes, pois o solo argiloso não contribui com a produção na época de chuva.

Balbino explicou ainda que essa metodologia de trabalho é desenvolvida há 23 anos, desde a inauguração da escola agrícola. “O trabalho de campo dos alunos minimiza os custos que o campus tem com contratação de pessoal, além de colaborar com o aprendizado do aluno. É uma forma de aprender fazendo.” (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias