Com a presença da secretária de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Conceição Andrade, e da coordenadora do Programa no Maranhão, Dulce Aranha. O lançamento do programa começa por Apicum-Açu, seguidos de São Bento (24/08) e Arari (26/08).
A implantação do Programa de Aquisição de Alimentos no Maranhão é fruto de um convênio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o Governo do Estado/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), sendo executado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) com o apoio das instituições parceiras como a Conab e o Consea, entre outras.
O PAA garante a compra da produção dos agricultores familiares cadastrados, sendo uma ação estruturante do programa Brasil sem Miséria. O Programa de Aquisição de Alimentos começa nesta primeira etapa em 22 municípios com 210 agricultores.
A meta é alcançar na última etapa um total de 1.402 agricultores familiares em 39 municípios, com a compra da sua produção, o que corresponde a 4.125 toneladas de alimentos, beneficiando assim 185 entidades socioassistenciais e assistindo a 17.172 pessoas com a distribuição de alimentos. Um Investimento de R$ 6,6 milhões.
A compra direta local da produção da agricultura familiar e doação simultânea a entidades socioassistenciais tem o objetivo de apoiar os agricultores familiares por meio da compra de sua produção e garantir o acesso às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional a alimentos em quantidade e regularidade necessárias.
Municípios alcançados nesta primeira etapa: 22 Municípios
Alcântara, Arari, Apicum-Açu, Bacabal, Bom Jardim, Cantanhede, Candido Mendes, Codó, Gov. Eugênio Barros, Guimarães, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Paulo Ramos, Presidente Jucelino, Pio XII, Pinheiro, Raposa, Rosário, Santa Luzia, São João do Sóter, São Bento e Vargem Grande.




