
Após a baixa no nível dos Rios Tocantins e Itacaiunas e muitas ruas saírem do alagamento, o SSAM – Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá, realizaa o trabalho de limpeza das áreas atingidas. Toneladas de entulhos foram retirados das ruas e essa semana foi iniciada a higienização das vias.
Na semana passada, as equipes do SSAM iniciaram os trabalhos nas ruas do bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira. Nas ruas Mestre Olívio e Pará, as equipes continuaram a retirada do entulho, enquanto na Avenida Silvino Santís, realizavam a limpeza e higienização.
As equipes utilizaram um caminhão pipa para fazer a limpeza da via, incluindo também as calçadas das residências. “Na ação de hoje nós retiramos a lama que o rio deixou. A intenção é lavar todas as ruas com objetivo de tirar os resíduos deixados pela enchente e preparar a área para o retorno das famílias”, explicou Marcos Moreira, diretor de expansão do SSAM.
Moreira ressaltou ainda que o serviço de higienização vai continuar nas próximas semanas e será ampliado para várias vias. O serviço de higienização já está acontecendo em pontos de ônibus, rodoviárias, escolas, porta de prédios públicos, aeroportos e abrigos públicos, com uso de hipoclorito de sódio.
Neste ano, de acordo com a defesa civil do município, o nível do Rio Tocantins, atingiu a marca de 12,64 metros, deixando 1.494 famílias desabrigadas ou desalojadas. Foram construídos 15 abrigos públicos, onde foram abrigadas 917 famílias. Nesse momento muitas famílias já retornam para as residências. (Victor Haôr/Fotos: Paulo Sérgio)




