Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Governo cumpre 14 reintegrações de posse no Baixo Tocantins

Noticias Relacionadas

Setores de Segurança Pública do Estado garantem reintegração deO governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), iniciou nesta quinta-feira, 5, a Operação “Baixo Tocantins”, em parceria com diversos órgãos, para cumprir 14 mandados de reintegração de posse em um período de 10 dias, em cinco municípios da região do Baixo Tocantins, no nordeste do Estado. As áreas reintegradas ficam em Barcarena, Abaetetuba, Moju, Tailândia e Baião.

Setores de Segurança Pública do Estado garantem reintegração deA Polícia Militar participa da Operação com 150 homens do Comando de Missões Especiais (CME). Também participam da ação a Polícia Civil, com a Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves, a Vara Agrária de Castanhal e agrimensores do Tribunal de Justiça do Estado.

A primeira desocupação aconteceu por volta de 10 horas na comunidade de Jesus de Nazaré, município de Barcarena. Ocupantes da área, que pertence à empresa Albras/Alunorte, chegaram a interditar a rua de acesso à propriedade com barricadas. Mas, segundo o comandante da operação, coronel Rulian dos Santos Silva, a situação foi resolvida com rapidez e sem uso de violência. Outros dois terrenos pertencentes à mesma empresa também foram desocupados hoje. Segundo informações da PM, até o final da tarde a operação chegaria à quarta propriedade no município.

Setores de Segurança Pública do Estado garantem reintegração deO comandante lembrou que, além das grandes ações conjuntas como esta, que geram um alto custo para o governo (cerca R$ 200 mil somente para a Polícia Militar), as reintegrações vêm sendo cumpridas no Pará. “As reintegrações seguem normalmente. O Estado continua a cumpri-las e, para isso, temos tropas que saem semanalmente”, afirmou o coronel. A Operação “Baixo Tocantins” segue até o dia 15 de novembro na região.

Em pouco mais de dois anos, o governo do Estado já cumpriu mais de 70 mandados de reintegração de posse, além de implementar ações que levaram à diminuição dos conflitos agrários e à redução de mortes no campo, como a implantação das defensorias agrárias e das delegacias de conflitos agrários. (Jussara Kishi)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias