
Com proposta de apresentar as ações de políticas públicas que serão realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em 2020, representantes de Esperantina, Maurilândia, Praia Norte, Riachinho, São Sebastião, Aguiarnópolis, Darcinópolis e Carrasco Bonito se reuniram com uma equipe da Setas na tarde desta terça-feira, 3.
Durante o encontro, foram apresentados os programas de inclusão produtiva da Setas: Costurando com Talento, Fornalha com Talento e TÔ Criativo. Tais programas oferecerão cursos de qualificação profissional nos municípios. As ações contam com recursos oriundos do Fundo de Combate à Extrema Pobreza, do Ministério da Cidadania.
Para o secretário da Setas, José Messias de Araújo, o Governo do Tocantins vem cumprindo as metas dos programas do Governo, lançados ao longo da gestão Mauro Carlesse, ao levar ações aos municípios, enfatizando o Estado Municipalista e, principalmente, abrindo novos horizontes para a sociedade, resgatando a cidadania e priorizando oportunidades para os que mais necessitam de apoio.
Programas
O TÔ Criativo promove a inclusão social por meio do artesanato local. O Fornalha com Talento oferece curso profissionalizante em panificação. Já o Costurando com Talento leva o aprendizado em corte e costura.
O objetivo geral desses programas é promover a capacitação profissional de pessoas com baixa renda em risco social, ao oportunizar a inserção no mercado de trabalho, contribuir para a sua transformação pessoal e psicossocial e gerar renda para suas famílias. (Com informações de Eliane Tenório/Foto: Alexandre Alves)




