Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Hospital de Redenção realiza mais uma captação de órgãos

Noticias Relacionadas

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) realizou nova captação de órgãos no município de Redenção nesta terça-feira (12). Foram captados dois rins e um fígado, que beneficiarão três pacientes brasileiros. Os órgãos foram encaminhados para a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CNCDO), para implante de acordo com as necessidades da lista do Sistema Nacional de Transplantes. A captação de órgãos em hospital do interior da Amazônia é um fato novo, e o Hospital do Araguaia foi o primeiro do interior a realizar esse procedimento.

O doador é um paciente de 39 anos, que teve morte encefálica, identificada após abertura de protocolo de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Foram realizados exames clínicos no paciente, com seis horas de intervalo, e depois realizado o doppler transcraniano, que confirmou a morte cerebral.

A família do paciente foi abordada pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição, e concordou com a doação de órgãos e tecidos. Os médicos responsáveis pela captação foram os cirurgiões Maurício Iasi, Paulo Soares e Hugo Bicego.

O Hospital Regional Público do Araguaia, administrado pelo Instituto de Saúde Santa Maria, Organização Social de Saúde (Idesma-OSS), foi credenciado pelo Ministério da Saúde para a captação de órgãos para transplante, de acordo com a Portaria n° 282, de 17 de junho e publicada em 20 de junho no Diário Oficial da União.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias