A governadora Roseana Sarney assinou, nesta quarta-feira (6), convênio com o Consórcio Estreito Energia (CESTE). O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai intensificar a fiscalização ambiental na área de abrangência da Usina Hidrelétrica de Estreito.
A assinatura do convênio aconteceu no Palácio dos Leões e contou ainda com a participação do diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do CESTE, Dimas Maintinguer, e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes.
De acordo com o diretor presidente do Ceste, José Renato Ponte, a questão da utilização dos recursos naturais sem prejuízo ao meio ambiente deve ser observada. “A fiscalização é necessária para que a lei ambiental seja cumprida e não haja danos ambientais”, analisa Ponte.
O convênio prevê desembolso imediato para melhoria da unidade da secretaria, que será criada em Imperatriz. O valor destinado pelo CESTE é de R$ 200 mil.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, a assinatura do convênio facilita a descentralização das ações da secretaria. “Imperatriz, assim como São Luís e boa parte do Maranhão, vive um momento de expansão. Temos na região o CESTE, com a hidrelétrica, a Suzano, grandes empreendimentos na região. Então a Secretaria de Meio Ambiente precisa se descentralizar”, observou. (iMirante)




