Envelhecer com saúde é uma das maiores preocupações das pessoas. Nesse sentindo, seguindo com a valorização da pessoa idosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis, em parceira com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Esportes, realizou, na última sexta-feira (15), a 1ª Corrida de Rua da Melhor Idade.
Idosos de diferentes faixas etárias deram exemplo de vitalidade, esforço e superação, “onde comprovaram mais uma vez que ser idoso não é ter limitações. Isso porque a prática de atividade física traz muitos benefícios para os idosos, como melhor qualidade de vida e funcionamento do sistema cognitivo e cardiorrespiratório”, afirma a profissional de Educação Física, Ana Célia Sousa.
Aproximadamente 150 atletas participaram da prova, que teve percurso de 2 quilômetros. Correndo ou caminhando, o importante mesmo foi participar do evento. “Todos eles são campeões. São vencedores na vida porque cuidam da mente e da saúde. A corrida de rua traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental da pessoa, inclusive na terceira idade. E a realização desta atividade mostra nossa preocupação em propor ações que beneficiem a qualidade de vida dos nossos idosos”, ressaltou o secretário de Saúde, Jair Aguiar.
A largada e a chegada da prova foram na Avenida XV de Novembro, em frente à Academia da Melhor Idade. Antecedendo a competição, os participantes, que foram divididos em cinco categorias, fizeram atividade de alongamento com a instrutora de Zumba, Keila Pereira.
Dezenas de familiares foram acompanhar de perto os atletas. Mensagens de incentivo, estímulo e confiança foram enaltecidas durante todo o percurso. “Devido ao grande sucesso, este evento, com certeza, entrou para o calendário da cidade, tendo em vista o estímulo à prática de atividade física para a terceira idade”, destacou a secretária de Assistência Social, Eleny Araújo.
Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e medalhas. Durante a prova, a Polícia Militar juntamente com a equipe da Brigada Municipal auxiliaram na organização do trajeto do evento. A Prefeitura disponibilizou ainda, água e frutas para hidratação dos participantes, além de equipe de saúde para atendimento aos idosos.
Dona Inácia Pereira, de 94 anos, que ficou em primeiro lugar da categoria acima de 75 anos, disse estar maravilhada com a realização da competição. “A disputa foi grande. Mantive o ritmo e mesmo assim não me cansei. Estou muito feliz em ter participado. Quero que o evento seja realizado mais vezes”, destacou. Entre os homens, o Sr. Domingos Dias de Sousa, que participou pela categoria 55 a 65 anos, ficou em primeiro lugar. “Muito bom participar desse evento. A prefeitura está de parabéns em promover esta corrida de rua para nós idosos”, comentou. (Dirceu Leno)