São Luís sedia nesta quarta-feira (15), a 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen. O encontro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), acontece no Hotel Luzeiros (Ponta do Farol).
A capital do Maranhão recebe pela sétima o evento que reúne secretários de Segurança dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará, Amapá e Tocantins, dirigentes e integrantes das Polícias Civis e Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, além de representantes do Ministério da Justiça (MJ). Está confirmada a presença da secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Filomena de Luca Miki; e dos secretários de Segurança Pública Aluísio Mendes (Maranhão), Robert Rios Magalhães (Piauí), Luiz Fernandes (Pará), Marcos Roberto Marques da Silva (Amapá) e João Costa Ribeiro Filho (Tocantins).
Segundo a coordenação do encontro, o evento marca o reinício dos encontros do colegiado, suspensos desde o ano passado em decorrência do período eleitoral.
Estão previstos debates sobre a “Nova Política Nacional de Segurança Pública e as estratégias do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp)”, “O sistema de informações e o controle penitenciário”, “A integração institucional das forças de segurança” e “Procedimentos eletrônicos de polícia integrados ao Poder Judiciário”, além de discussões sobre planos, projetos e programas de segurança em desenvolvimento em âmbito nacional.
Na oportunidade, ocorrerá, ainda, a eleição da nova presidência do Comen. O eleito coordenará as ações durante o biênio 2011/2012. Será definida também a data e o local da trigésima sexta reunião do Comen.
Encontro Técnico
Como parte das atividades do Comen, foi realizada, na manhã desta terça-feira (14), o Encontro Técnico dos Núcleos Regionais dos estados-membros, que discutiu e traçou ações estratégicas de policiamento para serem desenvolvidas em todo o território circunscrito pelos estados.
Durante o encontro técnico, cada representante dos estados-membros explanou a situação e as atividades desencadeadas pelas forças policiais em seus respectivos núcleos regionais. Na ocasião, foi montado o Mapa Operacional para o segundo semestre deste ano. No cronograma, constam todas as ações que deverão ser desenvolvidas pelas forças policiais na região.
Entre os temas tratados no encontro, os assaltos a agências bancárias foi um dos mais debatidos. Segundo a coordenadora estadual do Comen/MA, delegada Edma Pinheiro, a problemática dos assaltos a bancos necessita da integração das forças regionais de segurança para que seja solucionada.
O Comen
Criado em 1997, o Comen promove atividades integradas de combate à criminalidade em diversas áreas como crime organizado, violência rural, seguranças nas rodovias, exploração sexual infanto-juvenil, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, contrabando e descaminho, crimes ambientais, pirataria, dentre outras.
Também são realizadas palestras em escolas, associações e entidades comunitárias sobre prevenção ao uso de drogas, polícia comunitária, crimes ambientais, acidentes domésticos, primeiros socorros, Lei Maria da Penha entre outras.




