A rede de ensino estadual do Bico do Papagaio vai perder 4 escolas após uma reforma administrativa feita pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Entre os motivos apontados pelo governo está a queda no número de matrículas. Nos últimos dez anos, segundo levantamento da própria secretaria, a rede estadual teve uma redução 31,2% no número de alunos.
As unidade de ensino afetadas estão nos município de Tocantinópolis, Augustinópolis, Xambioá e Wanderlândia.
São elas:
Colégio Estadual José Bonifácio, em Xambioá
Escola Estadual Pio XII, Tocantinópolis
Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Wanderlândia – conveniada
Escola Comunitária de Augustinópolis – conveniada
“Identificamos situações preocupantes, como o desequilíbrio entre o número de alunos matriculados e de servidores lotados nas escolas. Com a readequação realizada, nenhum estudante da rede saiu prejudicado, visto que as mudanças se deram para unidades muito próximas das escolas anteriores”, afirmou a secretária Adriana Aguiar.
Algumas unidades também serão fechadas devido encerramento de convênios do governo com instituições. Neste caso, os alunos foram transferidos para prédios próprios da Secretaria de Educação.
A secretaria afirmou que parte dos prédios públicos serão cedidos para os municípios e destinados ao ensino infantil municipal. Outros serão destinados para formação de professores e para a segurança pública.




