A falta de iluminação em uma interdição feita pela prefeitura de Belém na entrada do elevado da avenida Doutor Freitas, próximo à avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, quase tira a vida de Henrique Bastos Barata, de 21 anos, que trabalha como gerente de uma lanchonete em Belém. O rapaz trafegava em sua moto na madrugada de domingo e não percebeu que a entrada do viaduto estava fechada e acabou batendo violentamente nos tubos de concreto que sinalizavam o local.
“Ele estava vindo na moto e não percebeu que a entrada do viaduto estava interditada e acabou batendo forte nesses tubos”, relata Osmar Souza, de 52 anos, morador da Dr. Freitas, que presenciou o acidente.
Com a batida, um tubo de concreto que chega a pesar mais de 90 quilos foi arremessado a cerca de 30 metros e parou em cima da calçada. Osmar conta ainda que poucos minutos antes do acidente com Henrique, outros motoristas que vinham naquela direção não perceberam que o viaduto estava interditado e por pouco não se chocaram com os tubos. “Os motoristas não conseguiam ver isso fechado e desviavam em cima dos tubos. Um perigo. Falta iluminação aqui”, finaliza o morador.
Já a senhora Maria das Graças Dias, de 43 anos, que parou o seu veículo para saber o que estava acontecendo no local, contou que em muitas obras como estas não há iluminação e, por pouco, quase já sofreu acidentes parecidos. “É um absurdo a falta de consciência da prefeitura em não sinalizar essas obras”, protesta.
Henrique estava trabalhando na lanchonete quando saiu por volta das 23h e foi até à casa de sua mãe para assistir o lutador Lyoto Machida defender o cinturão de campeão mundial dos meio-pesados da principal categoria de luta livre do mundo, o UFC.
Ao bater nos tubos, ele foi arremessado a cerca de 15 metros, o que lhe causou uma fratura na perna direita. (Diário do Pará)




