Cento e oito presos não voltaram para as cadeias públicas paraenses depois da liberação por decisão judicial para passar a Semana Santa. O número representa 17,8% dos 666 que foram liberados na última quarta-feira, dia 20. Nesta ocasião, o órgão testou pela primeira vez as tornozeleiras de monitoramento eletrônico em 30 homens e, segundo o superintendente Franscisco Bernardes, todos que estavam sendo monitorados com o equipamento voltaram às suas celas no prazo previsto.
Bernardes informou em coletiva, que o percentual de não-retorno às 37 unidades é maior do que o do ano passado, que foi de 12%. ‘Não tem ainda uma explicação clara sobre esse aumento percentual e qual o perfil dos condenados que não voltaram. Mas, já informamos à Justiça e eles já são considerados foragidos. Mandados judiciais serão expedidos para que a polícia faça as recapturas’, explicou o major e superintendente do Sistema.
A Susipe afirma que das 19 unidades espalhadas pela Região Metropolitana de Belém saíram 271 presos, retornaram 226 e 41 não voltaram, um percentual de 16% de evasão. Já nas 18 cadeias públicas das cidades do interior, 395 foram liberados, dos quais 301 voltaram e 67 estão foragidos desde o final do feriado em casa. Nestas unidades, o percentual de não-retorno chegou a 23%. Bernardes detalhou ainda que nos municípios de Altamira e Paragominas, o prazo para o retorno termina somente hoje. (O Liberal)




