Diante da grande procura por emissão de carteira de identidade na Estação Cidadania Marabá, no sudeste paraense, a fila de espera para tirar o Registro Geral (RG) já previa atendimento até 2019. Para reduzir esse tempo de espera, a Polícia Civil do Pará começou nesta sexta-feira (23) a “Operação Polícia Cidadã”, no segundo piso do Shopping Center da sede municipal. O mutirão, que conta com 11 servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), prevê a emissão de 300 documentos por dia.
Já com a segunda via da carteira de identidade – que estava prevista só para novembro -, Adrielle Maria de Santos Silva conseguiu o documento logo no primeiro dia da ação. “Estava há quatro meses sem RG, e ia ter que esperar até novembro. Mas soube do mutirão por uma amiga, e achei muito bom”, ressaltou a dona de casa.
A auxiliar de escritório Sirley Pereira Macedo desistiu de marcar a emissão do documento ao saber que só conseguiria em janeiro de 2019. Porém, ao saber da ação pelas redes sociais, resolveu aproveitar. “Minha identidade, que é do Tocantins (TO), tinha um erro na naturalidade. Eu achei ótima a iniciativa, porque veio para resolver nossos problemas”, disse.
Redução da espera
O coordenador da operação, o papiloscopista Ducivaldo Reis, informou que essa é a primeira ação de 2018 em Marabá. “No ano passado fizemos quatro operações como essa no município de Marabá, porque a cidade tem índice populacional muito grande, e a procura por esse documento é igualmente maior. O nosso objetivo é atender qualquer cidadão que venha, sendo agendado ou não, para reduzir essa fila”, acrescentou Ducivaldo Reis.
Segundo a coordenadora da Estação Cidadania, Isabela Rodrigues, por mês a instituição emite cerca de 1.300 carteiras de identidade. Ela esclareceu que “a Estação atua com agendamentos desde 2014, e nessas ações é possível atender a demanda excedente na região”.
O pedreiro José Carneiro da Silva, morador da Vila Murumuru, na zona rural de Marabá, perdeu o primeiro agendamento por motivo de doença. Mas ao tentar remarcar a emissão do documento, encontrou a operação em pleno andamento. “Eu perdi o agendamento porque adoeci. Vim agendar de novo, e deu certo para participar da ação. Achei muito bom porque agora vou poder receber meu benefício de auxilio à saúde”, disse José Carneiro.
A emissão de carteira de identidade prossegue até 5 de abril, no segundo piso do shopping de Marabá, das 10 às 15 h. Para emitir o documento basta levar a certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a segunda ou outras vias é necessário o pagamento de boleto. São isentas da taxa a primeira via e a carteira de identidade de idosos. (Kelia Santos)




