A qualidade de vida também está ligada à qualidade da água utilizada dentro de casa. Para oferecer um melhor serviço à população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, realiza, entre os dias 26 e 29 de abril, das 8 às 18 horas, o curso de “Procedimentos em Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano”. As aulas acontecerão na Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop) e atenderão 14 (quatorze).
O curso tem como objetivo ainda capacitar os técnicos das secretarias de Saúde de 30 municípios do Estado para as ações do Programa Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano (Vigiagua). O programa consiste em um conjunto de ações adotadas para garantir que a água consumida pela população atenda aos padrões e normas estabelecidas na legislação vigente e para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana. Essa preparação visa ensinar a forma correta de coletar a água para o envio de análise realizada pelo Laboratório Central (Lacen), com fluxos e resultados laboratoriais e divulgação dos resultados para a comunidade.
A meta é cadastrar todas as formas de abastecimento de água, receber relatórios mensais dos responsáveis pelo abastecimento de água e monitorar a qualidade da água consumida através de análises mensais da água. Todas as informações devem ser digitadas no sistema de informação do programa denominado Sisagua.
Os municípios convidados são: Augustinópolis, Aguiarnópolis, Araguatins, Buriti, Darcinópolis, Esperantina, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, São Miguel, Wanderlândia, Sampaio, São Bento e Tocantinópolis.
Estes municípios foram escolhidos por terem sido capacitados a mais tempo ou porque ainda não estão desenvolvendo as ações do Vigiagua.




