Com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”, a Campanha da Fraternidade 2018 foi apresentada aos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa, após paralisação da sessão matutina desta quarta-feira, dia 21. A palestra foi ministrada pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, acompanhado do bispo da da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo e dos representantes das paróquias de Porto Nacional e Cristalândia.
Segundo Dom Pedro, o tema deste ano, “Fraternidade e Superação da Violência”, pretende abordar os vários tipos de violência no Brasil, como os ataques contra mulheres, jovens e negros. Ressaltou, porém, que “a campanha deste ano não é sobre a violência, mas sobre a superação da violência”. O sacerdote lançou o convite à adoção de ações afirmativas com vistas a combater as diversas formas de violência em nosso país.
Em seu discurso, Dom Pedro Brito Guimarães elencou diversos fatores que levam à escalada da violência no Brasil. Destacando injustiça, abuso de poder, pobreza, mau uso das redes sociais, marginalização dos jovens, impunidade, ganância e corrupção. Para o religioso, tudo isso vem quebrando a relação de confiança entre os diversos estratos sociais. (Com informações de Penaforte Diaz)





