Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Universidade Aberta do Brasil terá apoio presencial

EDUCAÇÃO

Noticias Relacionadas

O município de Xambioá será contemplado com um polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A informação é da Secretaria de Estado da Educação, através da professora Silvana Medeiros, diretora de Educação Profissional e da professora Maria da Penha, gerente de Educação a Distância, que em visita nesta terça-feira, 13, ao Colégio Estadual José Bonifácio, onde fizeram uma apresentação do projeto para a equipe escolar.

A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se de meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

No Tocantins, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos, com a adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.

O polo está previsto para ser instalado no Colégio Estadual José Bonifácio e a previsão é de que os cursos começarão a funcionar partir do segundo semestre deste ano. Os cursos ofertados serão voltados para a área de educação, sendo um percentual de ofertas para professores e outro para população em geral.

O Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) enviará um técnico responsável para vistoriar as instalações da escola e verificar se o que foi solicitado em ofício pela administração está dentro dos padrões recomendados e com isso, emitir o relatório com o parecer para confirmação do polo.

“Nós queremos que a educação avance cada vez mais. O que muda a vida das pessoas é a educação e, especialmente, o ensino superior. Nós, servidores do Colégio Estadual José Bonifácio, recebemos essa notícia com muita alegria e afirmamos que estamos convictos de que este polo será instalado em nosso município e com certeza trará grandes contribuições ao nosso povo, especialmente aqueles que por alguma razão estão fora da universidade”, afirmou o professor e vereador Paulo Lucena.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias