Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo conclama união para fortalecer a economia no Pará durante o Fórum Vale

Noticias Relacionadas

O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, conclamou a união dos governos para fortalecer a economia paraense e a matriz da sustentabilidade na exploração dos recursos naturais no Pará, durante sua palestra de abertura no Fórum Vale, que debateu “Os Desafios da educação para o manejo florestal na Amazônia”, com pesquisadores e estudiosos do manejo florestal na esfera governamental e não governamental, em Belém. O secretário representou o governo do Estado e disse, ainda, que “iniciativas como estas do Fundo Vale vêm em boa hora e somam-se às ações do governo estadual”.

Ele falou sobre as concessões florestais na Amazônia, do potencial da economia paraense na área florestal e dos desafios da educação voltada para a produção e manejo florestal no Estado. Uma das palestras versou sobre “Perspectivas de concessões florestais”, por Antonio Hummel, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Hummel traçou um perfil histórico sobre o processo florestal no Brasil e enfatizou o potencial da Amazônia e particularmente do Estado do Pará.

Os outros temas abordados foram: “O atual contexto da formação em manejo florestal”, apresentado pelo pesquisador Marco Lentini, do Instituto Florestal Tropical (IFT); o “Cenário econômico para as concessões florestais”, por Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon); e “A organização social para o manejo florestal”, por Maria José Gontijo, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), tendo como moderador Valmir Ortega, da Conservação Internacional (CI) e a “Educação para o manejo florestal” apresentado por Andrea Margit e Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho.

Grupos temáticos de estudos discutiram ainda “Políticas públicas para o manejo florestal”, “Mercado consumidor”; “Mercado de Trabalho” e “Formação profissional”, tendo como mediadores José Colares, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor); Luís Fernando Pinto, do Imaflora; Cristina Galvão (convidada) e Philippe Waldhoff, da Escola Agrotécnica Federal de Manaus.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias