As Câmaras Criminais Reunidas desaforaram, em sessão na segunda-feira (14), o julgamento do ex-vice-prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Manoel Luecy Rodrigues da Silva, acusado de ser o mandante da tentativa de homicídio do então prefeito do município, José Antônio Ferreira Lima, em setembro de 2005. Também estão sendo acusados de participação no crime, os réus Raimundo Holanda Aragão e Josué Marques Furtado. Com isso o julgamento foi transferido para Marabá.
A 3ª Câmara Criminal Isolada anulou a primeira sessão de julgamento do crime em novembro de 2007. Os desembargadores acolheram o argumento do juiz da Comarca de João do Araguaia, que argumentou a contradição no voto dos jurados, à medida que decisão do Conselho de Sentença foi contra a prova dos autos. O magistrado concluiu que a decisão dos jurados sofreu interferência da influência política do réu na região.
A desembargadora relatora do pedido, Albanira Bemerguy, atendeu ao pedido de desaforamento do juiz, transferindo o novo julgamento para a Comarca de Marabá. A relatora enfatizou que ficou evidenciada a forte influência do réu no comportamento do júri, o que suscitou dúvidas acerca da imparcialidade do mesmo. O voto da desembargadora foi acompanhado à unanimidade pelas Câmaras.




