Nesta sexta-feira (8), chega ao sexto dia de combate ao incêndio no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no sudeste do Pará. O fogo, que começou no sábado (2), ainda não foi controlado. Fumaça provocada pela queimada já é percebida na área urbana de Parauapebas.
O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos foi criado em junho de 2017, e fica localizado entre os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no sudeste do estado. O parque tem o maior número de cavernas do Brasil e possui um ecossistema considerado raro na Amazônia e está ameaçado por causa das chamas.
Cerca de 70 pessoas entre bombeiros militares e civis, guardas florestais e brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) continuam o trabalho de combate ao incêndio.
São três grandes focos de incêndio em regiões diferentes do parque. O fogo já destruiu uma área equivalente a três mil campos de futebol.
As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Ainda nesse fim de semana está previsto a chegada de mais brigadistas do ICMBio vindos do Rio de Janeiro para ajudar no combate ao incêndio.




