Nesta sexta-feira (18), Barra do Corda vai receber o primeiro Núcleo de Educação Integral da cidade. O prédio construído pelo Governo do Estado, em parceria com as secretarias de estado da Infraestrutura e Educação, contou com um investimento de R$ 4 milhões. O espaço é amplo e dispõe de quadra poliesportiva coberta, auditório, biblioteca e laboratórios de química, biologia e física, além de salas de descanso para os professores, grêmio estudantil, setor administrativo, área de serviço, 18 salas de aula, ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado e sala de direção
Segundo a diretora Eva Lucia Nunes serão oferecidas atividades em contra turno, como oficinas práticas laboratoriais e esportivas, com capacidade de atender a dois mil alunos por ano. Para ela, a iniciativa é inovadora na região e representa o compromisso da Gestão Flávio Dino. “Esta será a primeira escola da região com esta estrutura e com esses moldes de funcionamento que juntos garantem qualidade no ensino. Isso mostra que o nosso governo está primando pela educação”, afirmou.
Em 2015, no início desta gestão do governo, a rede estadual de ensino possuía somente um centro de educação integral em funcionamento e agora são 11 e a meta é chegar a 18 centros funcionando até o fim deste ano. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, os números são um reflexo do compromisso com a qualidade de ensino. “O governo Flávio Dino investe nos nossos jovens criando oportunidades para um futuro melhor, neste que é o maior programa de investimentos da educação que o Maranhão já teve, com 600 escolas reformadas ou reconstruídas”, destacou.
Entre as vantagens do ensino integral estão: o melhor rendimento do aluno, melhor aproveitamento do tempo que seria ocioso, diminui o risco social de envolvimento com uso de drogas ilícitas e suprir as necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia. (Janaina Amorim)




