Com o tema Água, Sustentabilidade da Vida e o slogan Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas, foi lançada na manhã desta segunda feira, 27, pelo governador do Estado, Marcelo Miranda, a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), considerada a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Amazônica e a 8ª do Brasil. O lançamento contou com mais de 400 pessoas e foi realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
Para esta edição, a previsão é de que o evento movimente cerca de R$ 600 milhões em negócios, contará com a participação de 650 expositores e esperado aproximadamente 100 mil visitantes. A feira acontecerá de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Em seu discurso, na solenidade de lançamento da Feira, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, falou sobre a importância do tema da 17ª Agrotins. “O tema desse ano nos parece o mais importante dos demais por se tratar de um insumo mais importante para a produção de alimentos, como também representa a sustentabilidade da vida no planeta. O desafio é de fazer a agricultura produzir alimentos frente às mudanças climáticas que vemos”, afirmou o secretário.
Agronegócio Tocantinense
Clemente Barros destacou os principais números do agronegócio no Tocantins, com safra estimada em mais 4 milhões e 400 mil toneladas de grãos, um aumento de 40% na capacidade armazenadora e bilhões de reais injetados na economia do Estado. “Com isso, o agronegócio no Tocantins volta com força contribuindo mais uma vez para o crescimento do Brasil”, afirmou.
O secretário falou ainda sobre os resultados da pecuária no Tocantins. “O rebanho bovino caminha para 9 milhões de cabeças. E, em 2016, foram mais de um milhão de animais abatidos o que rendeu na balança comercial cerca de 162 milhões de dólares’, destacou. “Ainda nesse ano iniciaremos a construção de 10 matadouros municipais regionalizados, devidamente equipados e com Sistema de Inspeção Estadual (SIE), oferecendo melhores condições de consumo e saúde à população. O evento foi encerrado com a palestra da diretora da Agência Nacional de Águas (ANA), Gisela Forattini, que abordou o tema da Agrotins.
A Agrotins Brasil 2017 contará com exposição de máquinas, equipamentos, implementos, veículos, agentes financeiros, produtos e serviços agropecuários, vitrine geral de campo, animais, empresas de pesquisa, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e outros.
Presença
O lançamento contou com a presença de expositores, representantes de órgãos federais, estaduais, municipais, produtores e instituições parceiras. A Agrotins é uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e das instituições vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.




