As novas exigências do Banco do Brasil (BB) para liberar crédito rural para financiamento e custeio – que vigoram desde o último dia 2-, tais como outorga de uso d’água, averbação de reserva legal e licenciamento ambiental, resultaram na reunião realizada na tarde de ontem na superintendência da instituição financeira, em Palmas, para procurar alternativas que não prejudiquem o produtor.
Uma das possibilidades seria a desburocratização das licenças ambiental e florestal, emitidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O presidente da autarquia, Alexandre Tadeu destacou que não irá abrir mão de nenhuma determinação da Legislação Ambiental, mas se comprometeu a buscar alternativas.
As novas exigências do BB alcançam também quem se beneficiou da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinada ao pequeno produtor. Agora ele também terá que apresentar a mesma documentação exigida dos grandes empresários do agronegócio. “Isso vai aumentar a demanda no órgão”, preocupa-se o presidente do Naturatins.
Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), Júnior Marzola, as mudanças afetam todos os produtores rurais. Gerente de Agronegócio do BB no Tocantins, Giljane Dourado considerou a reunião foi importante, pois possibilitou discutir diretamente com representantes da classe alternativas para que as linhas de crédito cheguem até o produtor. “Falamos também sobre a renovação do financiamento para quem já o adquiriu”, acrescentou. Ficou marcada uma nova reunião para a próxima terça-feira, às 14 horas, na superintendência do BB, para discutir as medidas que os representantes de cada órgão irão apresentar.
Presenças
Participaram da reunião representantes da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet); Banco do Brasil (BB), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério Público Federal do Tocantins (MPF-TO). (Jornal do Tocantins)




