O Jornal do Tocantins informou, na semana passada, resultado da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que colocava o Estado no topo do ranking das vendas mensais no varejo: 69,8% em novembro de 2010. Ontem, analisando os dados com mais tranquilidade, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Siqueira, constatou que as grandes distribuidoras, como a Wine e a Sack’s, contribuíram para este cenário.
Os números mostram que, em 2010, das 44 empresas que receberam benefícios fiscais do Estado, 10 atuam no varejo pelo e-commerce, que são as vendas realizadas através da internet. Embora a maior parte da comercialização destes empreendimentos seja voltada para outros Estados, as notas fiscais são emitidas no Tocantins, alavancando, portanto, os indicadores do varejo local. Os investimentos destas empresas em 2010 giraram em torno de R$ 4,3 milhões, com a criação de cerca de 80 empregos.
“Todos contribuíram para este crescimento. O mais importante agora é que o Tocantins continue nesse ritmo e para isso vamos estar sempre incentivando a implantação de mais indústrias para o Tocantins”, destaca o secretário. Siqueira ressalva, no entanto, que o segmento que mais alavancou o varejo no Estado foram as grandes redes atacadistas e de hipermercados, como Atacadão Carrefour, Makro, Extra e Açaí.
IBGE
O Tocantins teve o melhor resultado do País na comparação entre novembro do ano passado com o mesmo período de 2009, com crescimento de 69,8% nas vendas. Em segundo lugar está Rondônia, com 28,1%. A Paraíba aparece em terceiro, com crescimento de 22,3%. O ranking foi apresentado pela Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média brasileira é de 9,9%. (Jornal do Tocantins)




