A reforma do terminal de passageiros e da pista de pouso do Aeroporto de Araguaína, que já completou um ano, ainda não foi concluída. As obras estão paralisadas porque a verba do convênio firmando com o governo estadual não estariam sendo repassadas. Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Nahim Hallum, a interrupção aconteceu por ocasião das eleições para gocernador.
No entanto, o diretor de Logradouros Públicos de Araguaína, José Antônio Gomes, espera o reinício das obras dentro de até 30 dias, quando as chuvas derem uma trégua. “Após a retomada da reforma da pista, em até 180 dias tudo estará concluído”, disse, estendendo, portanto, o prazo final para novembro.
Conforme a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Araguaína, a reforma do terminal de passageiros vai triplicar o espaço de 400 m² para 1.214 m² e cinco linhas aéreas vão operar no transporte de passageiros após a reforma, mas as novas empresas não foram citadas. A promessa é que o terminal contará com ar condicionado, sistema fechado de câmeras de segurança e raio X para bagagens e esteira, além de área de alimentação, sala de embarque com capacidade para 95 passageiros e uma sala vip para outros 24.
Em Palmas, o Aeroporto Lysias Rodrigues já sofre com o crescente aumento no fluxo de passageiros e aeronaves. De acordo com o gerente de operações Eulair Sousa Lopes, o número de guichês subiu de 12 para 14 e a previsão é que em breve 18 estejam operando no aeroporto, que logo precisará de reforma ou mesmo ampliação da sua infraestrutura, visto que de 2009 para 2010 houve um aumento de 47,7% no número de aeronaves e de 30,41% no de passageiros. (Jornal do Tocantins)




